São Paulo / SP - segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Soja Reduz Mortalidade e Recorrência do Câncer de Mama

Estudo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que o consumo de soja é inversamente associado à mortalidade e à recorrência do câncer de mama. A soja é rica em isoflavonas, compostos químicos fenólicos amplamente distribuídos no reino vegetal, pertencentes à classe dos fitoestrógenos.

.

Os fitoestrógenos agem de maneira semelhante, mas mais fraca que o estrogênio humano. Acredita-se que as isoflavonas presentes na soja tenham potencial efeito anti-estrogênico e inibam enzimas envolvidas em processos de carcinogênese.

 .

 

Estudou-se uma população de 5042 mulheres que sobreviveram ao câncer de mama na China. A idade das participantes variou entre 20 e 75 anos. Os diagnósticos foram realizados entre março de 2002 e abril de 2006, com acompanhamento até junho de 2009. Avaliou-se a associação do consumo de soja, após o diagnóstico do câncer de mama, com a mortalidade total e a recorrência deste tumor.

 .

 

Os resultados mostram que o consumo de soja é inversamente associado à mortalidade e à recorrência do câncer de mama. Esta associação foi evidente tanto em mulheres com receptor de estrogênio positivo, como naquelas com receptor negativo, e estava presente tanto nas usuárias de tamoxifen como nas que não usaram a medicação.

   ..

 

Fonte: JAMA, volume 302, número 22
.