São Paulo / SP - segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Endometriose

endometriose

A endometriose é a presença de tecido endometrial (que reveste a camada interna do útero) fora do útero. Ele se implanta principalmente nos ovários, ligamentos do útero e outros locais dentro da região pélvica, podendo ocorrer no intestino, na bexiga e vagina.

 

Entre os principais sintomas estão cólicas menstruais intensas, dores intestinais fora do período menstrual, dor + infertilidade ou apenas infertilidade.

 

Existem diversas teorias sobre as causas da endometriose, mas a mais aceitável é que durante o período menstrual ocorra um refluxo de menstruação e passagem de sangue pelas trompas e implantação de células endometriais nos ovários, trompas, atrás do útero, intestino, peritônio etc. Outras teorias podem ser causas genéticas ou doença do sistema de defesa. Estima-se que 6 a 7% das mulheres desenvolvam endometriose.

 

O diagnóstici é feito a partir de histórico clínico, ultra-sonografia especializada, exame ginecológico, marcadores tumorais, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética, porém o diagnóstico definitivo e preciso acontece com a visualização direta e a biópsia da lesão através de cirurgia de videolaparoscopia, procedimento de exame de manipulação da cavidade pélvica por meio de instrumentos de ótica e com pinças delicadas que são introduzidos por meio de pequenos orifícios no abdome sob anestesia geral.


O tratamento ocorre no momento da videolaparoscopia ou laparotomia com a redução dos focos de endometriose, retirada de cistos, lise de aderências etc. O tratamento visa aliviar ou reduzir as dores, diminuir o tamanho dos implantes, reverter ou limitar a progressão da doença e preservar ou restaurar a fertilidade. Após o diagnóstico, deve-se também optar por um tratamento clínico que pode ser realizado com anticoncepcionais orais ou injetáveis. Em mulheres que desejam engravidar e não conseguem após o tratamento clínico, a opção é a fertilização in vitro ou a inseminação artificial.
Vale ressaltar que o tratamento da endometriose depende de uma abordagem sincera entre paciente e médico, pois mesmo depois do tratamento cirúrgico e clínico os sintomas podem voltar e ser necessária outra cirurgia.


"Endometriose: O diagnóstico precoce da doença pode evitar infertilidade". 


Autor:     Dra. Renata Zito

Coautor: Sônia Regina Juliani  

     

Somente seu médico é quem pode

indicar exames e interpretar os resultados.

-~~-

Sempre procure um médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e prescrever medicamentos.

-~~-

As informações aqui disponibilizadas são de caráter exclusivamente informativo.